SINPABRE O Sindicato Convenções Estatuto Convênios Notícias Fotos Cadastro Links Dicas Contato

Caros Professores e Auxiliares. Trabalhadores nas Escolas Particulares de Blumenau e Regio.
NOTA OFICIAL

Informamos que em virtude das conhecidas dificuldades criadas pela Pandemia - COVID-19, pelo Decreto Legislativo n 6 de 20/03/2020 que também fechou as escolas e decretou o isolamento social e ainda pela intransigência do sindicato patronal - SINEPE, ainda estamos sem convenção coletiva assinada, muito embora já tinha sido negociada antes. Por isso, agora, em reunião com a Federação (FETEESC) e os demais sindicatos do estado, foi decidido pela divulgação da nota que segue abaixo.

Daí, porque para conhecimento de toda categoria, pedimos a todos que por meios virtuais a divulguem aos professores e auxiliares de suas escolas; se possível, que se manifestem sobre a mesma e sobre a nossa atual situação nas escolas. Esgotadas as possibilidades de conciliação e frente ao impasse que enfrentamos na negociação coletiva, estamos requerendo ao Egrégio Tribunal Regional do Trabalho a designação de audiência de mediação via videoconferência a fim de proporcionar a efetividade da justiça e a pacificação social desejadas.

Também solicitamos que seja encaminhada qualquer dúvida a respeito da situação profissional que estamos vivendo. Aproveitamos a oportunidade para apresentar a todos votos de consideração, estima e apreço.

Fraterno abraço e saudações sindicais.

Prof. Maçaneiro

NOTA OFICIAL

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina e todos os Sindicatos da base, que representam os Professores e Auxiliares da Administração Escolar, adiante identificados, reunidos em assembleia conjunta em 26.06.2020, deliberaram por unanimidade vir a público informar às categorias representadas o que segue:

1. A Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021 foi fechada em 17/03/2020 por meio de negociações entre as partes;

2. Dois dias após, em função da pandemia COVID-19, do Decreto Estadual e da Medida Provisória 936/20, as escolas passaram a ter dificuldades por causa da suspensão das aulas presenciais e dos efeitos causados;

3. O Movimento Sindical dos Trabalhadores, entendendo a excepcionalidade do momento, se prontificou a voltar às negociações com o Sindicato Patronal com vistas a ajustar condições especiais de trabalho e salários para o tempo que durar a pandemia;

4. E assim foram realizados vários contatos com os representantes dos empregadores e ajustadas mutuamente condições de trabalho para o momento;

5. Porém, o SINEPE voltou atrás em vários pontos acordados e apresentou outras disposições inaceitáveis para os Trabalhadores, dentre elas a mudança nas cláusulas sociais consagradas ao longo de 40 anos, como por exemplo o triênio.

6. Propõe eles a criação de um "banco de horas" no lugar da acordada compensação de horas. E vão muito além, mexem nas regras das férias, do aviso prévio e ainda propõe a compensação do reajuste negociado em março de 2020 na próxima negociação;

7. Assim, o Movimento Sindical, ao rejeitar a desastrosa nova proposta patronal, e ainda, imbuídos de boa vontade, reapresentam a proposta anterior, a qual contempla a necessidade momentânea das escolas, cujo teor se encontra nos sites da FETEESC e dos Sindicatos da base.

Florianópolis, 06 de julho de 2020.

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO ESTADO DE SANTA CATARINA FETEESC

SINDICATO DOS PROF E AUXILIARES NAS ESCOLAS PARTICULARES DE BLUMENAU E REGIÃO - SINPABRE

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DA REGIÃO SUL DE SC - STEERSESC

SINDICATO DOS PROFESSORES DO OESTE DE SANTA CATARINA - SINPROESTE