Campanha Salarial/Negociação Coletiva 2019/2020

Depois de muitas e cansativas rodadas com o SINEPE, sindicato que representa os estabelecimentos de ensino do Estado de Santa Catarina as negociações chegaram ao fim, e com final, se não feliz, é fruto do esforço da diretoria sindical.

Nosso reajuste salarial dessa vez, não chegou as mãos do TRT – Tribunal Regional do Trabalho, assim, mesmo não sendo atendido em muitas de nossas reivindicações, na última rodada de negociação, o SINEPE, representando os patrões, depois de negociarmos e mantermos todas as cláusulas sociais e demais econômicas, como: Piso salarial, direito a reajuste em 1º de março e ganho real, triênio de 3% a 21%, hora aula de 50 minutos, bolsa de estudo, estabilidade no recesso escolar, pagamento de “janelas”, estabilidade pré aposentadoria, pagamento de prova de 2ª chamada; dispensa para acompanhamento de dependentes, vedação da contratação via cooperativa, etc., manteve-se irredutível em não conceder mais que o INPC pleno 3,94% acrescido apenas de 0,0577% a título de ganho real, totalizando (INPC + GR) um reajuste de 4% (quatro por cento), incidentes sobre os salários vigentes em 1º de março de 2018 de todos trabalhadores das instituições de ensino mantenedoras da educação básica e cursos livres de Blumenau e região, exceto, os trabalhadores do ensino superior, cujas instituições se propuseram a reajustar seus salários apenas com o INPC pleno (3,94%); enquanto muitas escolas já haviam sinalizado com  aumentos maiores.

Assim, para podermos regrar tempestivamente as relações de trabalho para o ano de 2019/2020 e evitarmos esse ano a judicialização com eventuais prejuízos às categorias, acabamos por aceitar a última proposta patronal, ou seja, o reajuste salarial total de 4% (quatro por cento), retroativo a data base (1º de março), restando o piso salarial dos auxiliares da administração escolar, por 44 (quarenta e quatro) horas semanais de trabalho em R$ 1.326,00 (um mil e trezentos e vinte e seis reais), sendo que as convenções já foram assinadas e transmitidas ao Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do sistema MEDIADOR, sob os números MR024085/2019 e MR024186/2019 desde o dia 27/05/2019, aguardando apenas a finalização do registro e disponíveis no site do sindicato (www.sinproblu.org.br).

Agora estamos iniciando as negociações com o SIACADESC e com o SISTEMA S = SENAI, SESC e SENAC, por isso, pedimos a esses trabalhadores que procurem o sindicato e apresentem suas reivindicações ou sugestões de propostas a serem encaminhadas ao patronato.

A DIRETORIA.

Sindicato dos Professores e Auxiliares nas Escolas Particulares de Blumenau e Região
Rua Frei Estanislau Schaete, nº 59, 1º pavimento, sala 07 - Edifício Royal Garden
Bairro Água Verde - Blumenau / SC - CEP 89037-001 - (47) 3322-0053